Menu

Escola Gianete

Escola Gianete
 

Durante o período de 05 a 16 de Abril de 2010 aconteceu a produção dos desenhos para a I Exposição de Arte Digital da Escola Municipal Professora Gianete Silva. Realizado pelos alunos do Ensino Fundamental I, o projeto foi realizado com uma parceria do Proinfo com os professores envolvidos, que se baseia na criação de obras de arte, utilizando-se do programa de computador Kolour Paint do Linux Educacional 3.0.

VEJA AS OBRAS CRIADA PELOS ALUNOS

"Sonhos de Picasso" - Matheus

"Besouros Geométricos"- Victor Manuel

"Los Hermanos" - Tiego


"Revolução das bolas" - Rafael
"Confusão Abistrata" - Rafael

"Borboleta de Verão" - Mayra
"Meus Pensamentos"- Dayse
"Casa da Fazenda" - Joice

"Vidros Coloridos" - Henrique

"Retângulos"- Kaike
"Balões"- Maria Ruth

"Ovos de Páscoa" - Mayra


"Casa" - Gisele
"Bolhas" - Adriane

"Quintal" - Maria Dayse

"Casa da Imaginação"- Victor Manuel

"Geometria" -Dayse

"Igrejinha"- Alynne

"Comunidade das Bolas"- Victor Manuel

"Casa Brasileira" - Rafael

O PROJETO: I EXPOSIÇÃO DE ARTE DIGITAL

A I Exposição e Arte Digital têm como objetivo incentivar a arte na escola, possibilitando ao aluno desenvolver sua criação em forma de arte, utilizando-se de recursos digitais para expressar seus sentimentos, através de figuras geométricas ou não, nas cores desejadas e com as ferramentas apresentadas do programa de computador Kolour Paint. Este projeto tem por finalidade unir os meios artísticos e tecnológicos, possibilitando um desenvolvimento na coordenação motora e criativa do educando.

Nossos objetivos específicos são: Valorizar os meios artísticos; Estimular o processo artístico e criativo; Conhecer, aprender a e utilizar as ferramentas necessárias do programa Kolour Paint para o desenvolvimento do trabalho; Produzir um desenho artístico no Kolour Paint.

A metodologia do projeto seguiu as seguintes etapas: O projeto foi dividido em três etapas, com duração de três semanas, desenvolvido no horário de funcionamento da aula, com a parceria dos professores de cada turma, junto a coordenação do Laboratório de Informática (ProInfo), na pessoa do Prof. Wellingthon Galindo. A primeira parte foi a introdutória ao programa kolour Paint; a segunda, a de produção de arte; e a terceira de exposição. Assim como detalhada a seguir:

Etapa I – Introdução ao Kolour Paint: Nesta etapa os alunos conheceram o programa e suas ferramentas necessárias para produção da arte.

Etapa II – Produção da Arte: Após conhecer o programa, os alunos desenvolveram seus desenhos artísticos expressando seus sentimentos de forma abstrata ou não, de acordo com sua escolha.

Etapa III – Exposição de Arte: Os trabalhos realizados estão expostos em destaque no Blog oficial da Escola Professora Gianete Silva para análise e avaliação dos internautas.

Durante o desenvolvimento do projeto, conteúdos interdisciplinar foram vivenciados, tais como: Importância da Arte, Resumo de pintores famosos e suas obras, Ferramentas do Kolour Paint, Cores frias e quentes, Cores primárias e secundárias, e Pintando e desenhando no Kolour Paint.

A avaliação se deu através da observação da aprendizagem dos alunos durante a realização do projeto; relatos de experiências adquiridas durante a jornada; capacidade do aluno de aplicar o que aprendeu na conclusão do seu trabalho; e pela criatividade de expressar seus sentimentos em forma artística.

Com a finalidade de desenvolver a capacidade artística e incentivar o interesse pela Arte, utilizando-se de ferramentais virtuais para produção do trabalho, o trabalho foi concluído com bastante motivação na certeza de ter realizado uma boa e criativa forma de incentivo à produção artística, já que vivemos em um país onde essa área é privilégio apenas das classes mais favorecidas.


Postar um comentário

 
Top